Guarita Web Rádio Logo

ABERTAS INSCRIÇÕES PARA EXPOSIÇÕES NO CHALÉ MEMORIAL DO SURF EM TORRES

Guarita Web Rádio08/07/201973

Guarita Web Radio | ABERTAS INSCRIÇÕES PARA EXPOSIÇÕES NO CHALÉ MEMORIAL DO SURF EM TORRES |

A Prefeitura de Torres comunicou na última sexta-feira que já iniciou o “chamamento público 270/2019” – para exposições no imóvel onde deve ser implementado o Chalé Memorial de Surf. Originalmente situado na Prainha, o histórico Chalé – doado pela família Gerdau – foi remontado na Praça Zeca Scheffer (Praia dos Molhes, próximo da SAPT).
Conforme o comunicado da prefeitura – feito através do site oficial da municipalidade – “podem inscrever-se pessoas físicas e jurídicas interessadas em expor temporariamente no Chalé pelo período de um ano nas modalidades de Fotografias, Troféus e Equipamentos de Surf. As inscrições encerram-se às 8h45min do dia 16 de agosto”.
A entrega da documentação é feita junto à Diretoria de Compras e Licitações, situada na Rua José Antonio Picoral, 79, 2º andar. O edital está disponível no site da Prefeitura de Torres. Maiores informações pelo fone 51.3626-9150 ramal 217, das 13h às 17h30min de segunda a sexta-feira e/ou através do e-mail gerlicitacao@torres.rs.gov.br . Ainda conforme a nota emitida pela Prefeitura, “a divulgação dos selecionados ocorre no dia 22 de agosto e a ocupação do espaço está prevista para o dia 1º de setembro. A Comissão de Avaliação será composta por cinco representantes (da prefeitura), sendo dois da Secretaria Municipal da Cultura e Esporte, outros dois da Secretaria Municipal de Turismo e um representante da Diretoria de Comunicação e Marketing”.

Demoras até a efetivação de Memorial do Surf

Construído na década de 20 na Prainha, o Chalé da família Gerdau Johannpeter foi remontado em janeiro de 2018 em um clássico local do ‘surf lifestyle’ torrense: a Praia dos Molhes. A iniciativa da remontagem partiu da Construtora Ivo Rizzo e representantes da família Gerdau – em parceria com a prefeitura de Torres – e com o objetivo que o local abrigasse um memorial dedicado ao surf, bem como um espaço para o funcionamento da AST. Passou-se algum tempo, e em matéria feita por A FOLHA em dezembro de 2018, foi informado que a previsão era de que o memorial entrasse em funcionamento já no verão de 2019. Já havia até bastante material para uma exposição dedicada ao surf, mas alguma questões administrativas ocorreram fora do previstos.
As chaves do histórico imóvel haviam sido entregues no começo de 2019 para a AST (Associação dos Surfistas de Torres) – tradicional instituição torrense, que há mais de 35 anos representa o surf local – pelo então Secretário de Turismo de Torres, Matheus Junges. O objetivo seria a viabilização do memorial do surf em parceria com a entidade, e o tempo de uso do espaço seria inicialmente de 2 anos, até o fim do ano de 2020. Entretanto, conforme destacado em ofício assinado pelo presidente da AST, Giuliano Barbosa Homem, “houve atrasos por parte do ex secretário de turismo de Torres em relação as burocracias necessárias para abertura do Memorial, e por isso foram perdidos os prazos (para efetivação do memorial pela AST)”. Assim, em maio as chaves foram entregues pelo presidente da AST para a prefeitura, conforme havia sido solicitado pela própria municipalidade. “Apesar dos mau entendidos, a prefeitura conta com a parceria da importante instituição que é a AST em projetos futuros relacionados ao surf e a cultura local”, havia destacado a Comunicação da Prefeitura de Torres à época.

Fonte: Jornal A FOLHA