Guarita Web Rádio Logo

LITORAL NORTE CONTINUA COM BANDEIRA VERMELHA, MAS ALGUMAS CIDADES PODEM BAIXAR DE CLASSIFICAÇÃO ATÉ SEGUNDA-FEIRA

Guarita Web Rádio07/12/2020105

O governo do Estado do RS, coordenador da gestão do contingenciamento das cidades do RS por conta da pandemia da Covid- 19 no Estado divulgou no final da tarde de ontem, dia 10 de julho, a décima rodada preliminar do Distanciamento Controlado exigido para que seja obedecido pela população, por lei. Desta vez o Rio Grande do Sul tem 15 regiões com risco alto, ou seja, estão na bandeira vermelha.

Conforme informa o mesmo governo do RS, essas regiões representam 84,2% da população gaúcha (9.535.519 habitantes). Na rodada definitiva do mapa anterior, eram seis regiões em vermelho, equivalente a 52,9% (5,9 milhões de habitantes). Isto indica que durante o período houve maior pressão da doença nos indicadores que fazem a métrica do sistema: contaminações, óbitos e número de leitos ocupados. A região do Litoral Norte, atualmente referenciada no mapa pela cidade de Capão da Canoa, se manteve vermelha. O mapa preliminar da décima rodada está disponível em https://distanciamentocontrolado.rs.gov.br. E no prazo de 36 horas após a publicação do mapa preliminar, que se encerra às 6h de domingo (12/7), os municípios que quiserem apresentar recursos sobre as classificações podem preencher o formulário para, caso se enquadrar em regras estabelecidas poderem passar a ser classificadas com bandeira laranja, sem protocolar recurso.

No Último boletim local divulgado pela Prefeitura de Torres, eram três leitos de UTI separados para a Covid 19 ocupados no Hospital Navegantes. Isto indica que dois leitos estavam livres, o que pode classificar Torres, Arroio do Sal e outras cidades vizinhas com bandeira laranja, diminuindo as exigências protocolares de contingenciamento no funcionamento das cidades.

O resultado deve sair em breve.

FONTE: A FOLHA