Nessa época do ano, aumenta a incidência de animais Marinhos na orla torrense. Lobos e leões marinhos, que se ‘hospedam’ durante alguns meses na Ilha dos Lobos, vêm até a orla torrense para descansar. Apesar de suas colônias reprodutivas mais próximas estarem no Uruguai e Argentina, a região sul do Brasil é uma importante rota para alimentação desses indivíduos após o período de reprodução, que ocorre no verão.
Sediada em Torres, uma unidade do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) é responsável pelo monitoramento e proteção do Refúgio de Vida Silvestre (Revis) da Ilha dos Lobos. E conforme a chefe do Revis Ilha dos Lobos, a analista ambiental Aline Kellermann, a instituição está fazendo o monitoramento semanal da ilha com drone. “No mês passado (junho) já registramos 72 animais (entre lobos e leões marinhos) no refúgio, sendo que devem chegar bem mais animais de agora em diante”, explica Aline.
Além disso, as baleias-francas também começam a ser avistadas em Torres. Julho a novembro é o período em que a espécie utiliza o litoral gaúcho – e principalmente catarinense – para acasalar, procriar e amamentar a cria. Santa Catarina é a principal área de concentração reprodutiva de baleias-francas na costa brasileira.
Fonte: Jornal A FOLHA